PT_BR

Celebrando o Mês da Consciência Negra na Drul.

Na busca contínua por conhecimento e conscientização, a Drul estabeleceu a prática de realizar palestras mensais, abordando uma variedade de temas relevantes para seus colaboradores. Neste mês de novembro, tivemos a honra de receber Maria Carolina Lopes, educadora, tecnóloga social e defensora dos direitos da comunidade negra. Neste artigo, exploraremos as reflexões de Maria Carolina sobre a importância do 20 de novembro e a celebração do povo negro.

Maria Carolina Lopes, uma voz proeminente na defesa dos direitos da comunidade negra, compartilhou sua vasta experiência durante a palestra na Drul. Sua trajetória como educadora e tecnóloga social a coloca como uma figura inspiradora na luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Durante sua palestra, Maria Carolina destacou a importância do 20 de novembro como um dia de resgate da história não contada pelo povo negro. Uma história que, por muito tempo, foi narrada por aqueles que os escravizaram, silenciando suas vozes e apagando suas contribuições.

Logo após tivemos o privilégio de poder fazer mais algumas perguntas para Maria Carolina, durante essa pequena entrevista conversamos sobre a celebração do 20 de novembro, e se o termo correto é mesmo esse de “celebrar” e relembramos que não estamos celebrando a morte de Zumbi dos Palmares, ou a escravização do povo negro, mas sim sua história de luta, resistência e cultura.

“É necessário sim que nos celebramos, é necessário sim que fortalecemos nossa imagem, a nossa intelectualidade, a nossa história, a nossa religiosidade e esse é um dos grandes dias para isso” afirmou Maria Carolina.

A autocelebração é fundamental para fortalecer a identidade negra e reconhecer suas contribuições.

Maria Carolina – Palestrante

Maria Carolina ressaltou a importância de pessoas negras ensinarem e ocuparem espaços, mesmo que em pequena parcela. Essa ação contribui para a desconstrução de estereótipos e para a construção de uma narrativa mais inclusiva. Ela ainda ressaltou a importância das pessoas negras se descreverem como tal, o reconhecimento que vem além da cor ou tom de pele, mas sim de toda uma estrutura biotípica.

Ainda destacou a persistência do racismo estrutural e a necessidade contínua de combater o preconceito racial em todas as suas formas. A palestrante também ressaltou os progressos alcançados, reconhecendo as conquistas e avanços na sociedade brasileira. Esses pequenos passos são vitais para a construção de um futuro mais igualitário.

Para construir uma sociedade mais inclusiva, Maria Carolina indicou a importância de trilhar caminhos que promovam a igualdade racial. Isso inclui a promoção da diversidade, a conscientização e a educação sobre a história e cultura afro-brasileira.

O 20 de novembro permanece como um dia de grande valia para a sociedade brasileira. A palestra de Maria Carolina na Drul nos lembra da importância de celebrar, refletir e agir para construir um futuro mais inclusivo e igualitário. Que as reflexões compartilhadas sirvam como um chamado à ação contínua além do Mês da Consciência Negra.

Tendo isso dito, convidamos você a acompanhar nossas redes sociais, nos próximos dias estaremos compartilhando partes dessa entrevista! Siga @drulgroup e saiba mais.

As últimas notícias publicadas

Acompanhe todas as nossas postagens mais recentes.

Foco no Tema: A Bússola para um Futuro Sustentável – Navegando pelos ODS

No episódio mais recente do DrulCast, lançado em 25 de março, a convidada Leticia Martinez, Especialista em ESG, Associada na Markestrat Group e Coordenadora de Conteúdo na Harven Agribusiness School trouxe na nossa discussão sobre ESG, como a pauta de sustentabilidade está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Interdependência dos Desafios Os ODS reconhecem que […]

Ler mais

Drul nas Escolas: Fortalecendo Consciência Ambiental em 2024 com uma Palestra sobre o Dia da Água

A Drul reconhece o valor de iniciativas como esta, que não apenas informam, mas também inspiram os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Ao investir na educação ambiental dos estudantes, a Drul está contribuindo para sua formação integral, capacitando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo contemporâneo.

Ler mais

Drul promove o “2º Encontro Drul – Cana e Bioenergia” e lança soluções inéditas

Um marco na história da empresa e do futuro do mercado O dia 1º de março ficou marcado para o setor de Cana e Bioenergia. Em evento realizado em Sertãozinho-SP, a Drul reuniu representantes de mais de 30 usinas do Brasil e do exterior, além das principais entidades da área. Na oportunidade, a companhia compartilhou […]

Ler mais
Ver mais notícias