PT_BR

Drul participa da instalação da maior turbina a vapor do mundo.

Em dezembro de 2021, a usina Cerradão adquiriu do grupo WEG a maior turbina a vapor de contrapressão e o maior gerador quatro polos do setor sucroenergético mundial. A usina, que existe desde 2008, gerava 84 megawatts por hora (MW/h) de energia com uma potência instalada de 105 MW/h, o suficiente para abastecer uma cidade de 230 mil habitantes. Após a após a aquisição, que além da turbina a vapor BT de contrapressão de 60 megawatt (MW) e dos quatro polos de 13.800 volt (V) de 1.800 rotações por minuto (rpm) e 60 hertz (Hz), também incluiu um redutor SuperTurbo, um gerador ST de 66,7 megavoltampère (MVA), e um sistema completo de proteção, controle e supervisão, com cubículos, painéis, sistema de baterias e carregadores, ampliou sua capacidade de produção energética para 165MW/h.

Devido às suas dimensões extraordinárias, esse projeto grandioso não teria êxito sem um poderoso sistema de fornecimento de água capaz de suprir seus requisitos de operação. Esse é o papel da osmose reversa, um processo que não requer aquecimento, e que apresenta mais vantagens em relação à demais opções, como menos problemas com corrosão, requisitos de energia mais baixos, remoção de contaminantes indesejados (como precursores de tri-halo-metano, pesticidas e bactérias), ocupa menos área superficial do que instalações de destilação, reduz até 99% do total de sólidos e garante, portanto, água de alta pureza.

Devido à magnitude da empreitada, o desenvolvimento, instalação e operação do sistema de osmose reversa da usina Cerradão demandava o estabelecimento de uma parceria com uma empresa que dominasse a tecnologia e possuísse o know how.

Paulo Mangolini, diretor técnico da Drul.

Com experiência as áreas industriais e processuais, o dimensionamento e projeto contou com o Engenheiro Paulo Roberto Mangolini, Diretor Técnico do Grupo Drul, e renomado profissional no ramo de equipamentos e tratamento de efluentes.

Assim, em dezembro de 2021, a Drul, um grupo com foco em inovação tecnológica soluções eficazes e lucrativas, realizou um feito histórico: fechou a venda de equipamentos para todo o complexo de tratamento de água para geração de vapor e energia. Este feito fez da Drul a empresa responsável pelo fornecimento de água do maior projeto de cogeração de energia do mundo, dentro do setor sucroenergético, frente a frente as principais multinacionais do setor de tratamento de água. Trabalhando com o que têm de melhor em tecnologia  para esta finalidade, implantando um conjunto compostos por um filtro multimídia, utilizando leito de filtração via zeólitas classificadas, um banco de OR utilizando membranas Nitto Hydranautics CPA5LD, bombas de recalque centrifugas verticais múltiplo estágio modelo Wilo e um vaso de polimento para permeado (desmi) operando com resinas sintéticas de troca iônica e catiônica suficientes para entregar 85m³/h com qualidade assegurada por normas técnicas para atender reposição de água de alimentação de um parque de caldeiras de alta pressão com capacidade para produzir até 800TVH.

As últimas notícias publicadas

Acompanhe todas as nossas postagens mais recentes.

Foco no Tema: A Bússola para um Futuro Sustentável – Navegando pelos ODS

No episódio mais recente do DrulCast, lançado em 25 de março, a convidada Leticia Martinez, Especialista em ESG, Associada na Markestrat Group e Coordenadora de Conteúdo na Harven Agribusiness School trouxe na nossa discussão sobre ESG, como a pauta de sustentabilidade está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Interdependência dos Desafios Os ODS reconhecem que […]

Ler mais

Drul nas Escolas: Fortalecendo Consciência Ambiental em 2024 com uma Palestra sobre o Dia da Água

A Drul reconhece o valor de iniciativas como esta, que não apenas informam, mas também inspiram os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Ao investir na educação ambiental dos estudantes, a Drul está contribuindo para sua formação integral, capacitando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo contemporâneo.

Ler mais

Drul promove o “2º Encontro Drul – Cana e Bioenergia” e lança soluções inéditas

Um marco na história da empresa e do futuro do mercado O dia 1º de março ficou marcado para o setor de Cana e Bioenergia. Em evento realizado em Sertãozinho-SP, a Drul reuniu representantes de mais de 30 usinas do Brasil e do exterior, além das principais entidades da área. Na oportunidade, a companhia compartilhou […]

Ler mais
Ver mais notícias